Whatsapp Estilo Lavanderia

[x] fechar

Qual a diferença entre WetCleaning e Lavagem a Seco?

Quando se fala em lavagem a seco o que logo vem á cabeça das pessoas é um vapor ou ainda um pano úmido passando em sua roupa. Quando fala se em WetCleaning com certeza nada vem a cabeça, até porque esse tipo de lavagem não é comum usar traduzida como o caso da primeira. Então vamos lá esclarecer o que é uma e o que é a outra:

Lavagem a seco surgiu como a primeira alternativa para a lavagem tradicional, a lavagem a água. Tanto para uma economia hídrica como para preservação de fibras de alguns tecidos que não se “entendiam” muito bem com água em processos mecânicos, como seda, linho e lã. Nesse processo não há uso de água, sabão ou amaciante e sim o único produto que é usado durante essa lavagem é um solvente que pode ser o percloro ou o hidrocarboneto. Todo o processo de lavagem a seco é mecânico. As peças nesse processo saem da máquina secas já que o solvente evapora muito rápido. Daí surgiu o nome de lavagem a seco.

Já a lavagem WetCleaning poderia ser traduzida como lavagem á úmido, já que é exatamente isso que ocorre durante a lavagem. Apesar de entrar água nessa lavagem ela hoje é considerada o modelo mais sustentável de lavagem já que, mesmo que entre água em seu processo, a quantidade utilizada muito baixa. Juntamente com essa pequena quantidade de água é utilizado um detergente para que a fibra seja aberta e assim a sujidade da peça seja removida. Para finalizar, o acabamento da lavagem é feito por um condicionador para que a fibra volte ao seu estado inicial.  Todas as fibras aceitam a lavagem de WetCleaning.

Qual nós optamos por usar aqui na Estilo Lavanderia? Tivemos durante muito tempo apenas a lavagem a seco com hidrocarboneto. Ao chegar a tecnologia do WetCleaning nós mantivemos os dois tipo durante cerca de um ano, mas no fim a WetCleaning ganhou seu espaço e abandonamos a limpeza a seco. Porquê? Principal motivo: o solvente não pode ser descartado no meio ambiente sem fazer seu devido tratamento enquanto todos os produtos do Wet são biodegradáveis. Sem contar a diferença na questão qualidade. O processo a seco não tem a propriedade de retirar odores que possam ter nas roupas e deixam um cheiro de solvente nas peças. A lavagem de WetCleaning remove odores e deixa um cheiro muito agradável e suave nas peças.

Hoje o processo de WetCleaning está tomando seu espaço já que tudo que é melhor, mais ecológico e tecnológico ganha seu espaço.

 

 

close