Whatsapp Estilo Lavanderia

[x] fechar

Como Cuidar de Couro

Quando falamos em couro a primeira coisa que nos vem a cabeça são jaquetas, mas se for reparar no nosso dia a dia temos peças que são de couro e que também necessitam do mesmo cuidado que a jaqueta. É claro que o valor de uma jaqueta de couro é bem maior que o de uma carteira por exemplo (quer dizer depende da carteira e da jaqueta claro! rs) mas merecem os mesmos cuidados.

O couro é uma pele de animal e se assemelha muito a todos os cuidados que temos com a nossa. Por exemplo, muita gente diz que não se pode lavar couro com água! MENTIRA! O problema é lavar a seco com solvente, ou passar um pano úmido ou não lavar. Se encolhe na água? Você já viu algum boi na chuva virar bezerro? Então … fique tranquilo não encolhe.

Então pode lavar na sua casa? Também não, porque o problema é o tipo de produto que essa pele aceita para a lavagem. Você pode até lavar com algum tipo de sabão neutro, mas o problema é o pós. O couro precisa de hidratação após a lavagem (não falei que era parecido com nossa pele?). E se não hidratar ele resseca e fica duro e craquelado.

Mas precisa lavar sempre? Não tem essa necessidade, mas é muito importante que sempre que você use, principalmente se for jaqueta que a gente só usa em dias frios, deixe ela arejar porque normalmente nesses dias frios há sempre um relento, uma garoa e o couro fica úmido mas essa pele demora muito para secar. Por isso que é comum muitas jaquetas de couro mofarem, porque foram guardadas úmidas e aí a umidade vai se transformando no bolor. Mas não é pra colocar no sol também porque também resseca e acaba estragando. Ah não pode guardar embalado em plástico também… sim são muitos cuidados e isso serve para jaquetas, bolsas, botas, carteiras, cintos e qualquer outra peça que você tenha que seja de couro e couro verdadeiro, porque o sintético é outra coisa.

Mas esse monte de dicas só serviram para mostrar para você que o importante é passear com sua jaqueta, colocar aquela bota numa ocasião especial e que combina perfeitamente com a bota que você também tem de couro. O resto pode deixar que a gente lava, seca, hidrata e deixa perfeita para outras ocasiões que valem a pena.

close