Whatsapp Estilo Lavanderia

[x] fechar

A diferença entre Lavagem a Seco e Wetcleaning

A lavagem a seco surgiu como uma substituta da lavagem a água para aqueles tecidos que não aceitavam muito bem a lavagem a água. Até por uma questão ambiental, onde não se utilizaria mais a água, a lavagem a seco foi tomando um espaço grande nas principais lavanderias profissionais. Mas muita gente não sabe como é o processo de lavagem a seco, inclusive por diversas vezes recebemos pessoas trazendo peças que não podiam lavar a seco e pediam para que fossem lavadas nesse processo. Mas se é lavagem a seco porque existem peças que não podem ser lavadas.. aí que está, a lavagem a seco não é seca. Esse nome se deve porque ela sai seca da máquina, no caso do percloro. O percloro é um tipo de solvente usado nas primeiras máquinas a seco que surgiram. É um solvente que aguenta temperatura e que limpa superficialmente as peças, porém pérolas, bordados de plástico, botões especiais devem ser removidos antes de serem lavados nesse tipo de lavagem. Nesse tipo de lavagem o profissional não tem contato com o solvente. Outro tipo de lavagem a seco é com hidrocarboneto. Nesse tipo o solvente é sempre a frio, o profissional pode ter contato com o produto e a peça sai molhada. Qualquer bordado pode permanecer na peça que não há problema nenhum. Uma coisa comum aos dois tipos de lavagem a seco é que são solventes, e por isso as peças não podem ter nada colado, pois solvente e cola não se dão muito bem!! Outra coisa é que como não há a existência de uma sabão tensoativo (produto que abre a fibra para que a sujeira seja retirada da peça durante a lavagem), então essa lavagem se torna superficial, não tendo a característica de remoção de odores por exemplo. Hoje a lavagem a seco caminha pro fim, já que foram feito estudos de que o produto pode ser cancerígeno e uma coisa muito irônica, como eu disse ela surgiu por questões até ambientais, porém os solventes não podem ser eliminados diretamente no meio ambiente, o que demanda um tratamento diferenciado e de valor elevado.

Já a lavagem wetcleaning vem chegando de mansinho e provando cada vez mais que é ela quem vai mandar daqui algum tempo. Ela utiliza água em sua lavagem, porém é uma quantidade muito pequena que acaba não danificando as fibras do tecido que não podem ser lavadas a água. Ela também é conhecida como lavagem a úmido. Feita em uma máquina com um programa especial, seu processo é muito delicado, sem muita rotação nem na lavagem e nem na centrifugação. É um processo onde a peça fica mais em molho com pouca água do que realmente lavando. É usado um sabão próprio para o tipo de lavagem e um condicionador para finalizar o processo e dar um acabamento macio e com um cheiro delicioso. Essa lavagem sim podemos chamar de lavagem, já que ela limpa mesmo a peça, removendo cheiros e muito mais manchas do que a lavagem a seco.

Aqui utilizamos a lavagem a seco por muito tempo, com o hidrocarboneto, porém quando conhecemos a lavagem wetcleaning e todos os benefícios, tanto para as peças quanto ambientais (todos os produtos são biodegradáveis) nos rendemos e optamos por utilizar a lavagem wetcleaning e não utilizar mais a lavagem a seco. E posso garantir que assim como nós você também irá preferir esse tipo de lavagem.

 

close